home > malbec

MALBEC

Há mais de uma versão sobre a história do Malbec; porém, todos concordam em que ele teve sua origem na França, na área de Bordéus, berço dos grandes “vinhos vermelhos”.
Nesse lugar, a variedade é chamada com o nome com que depois chegou a nosso país.
Na área francesa de Turena, ele é conhecido como Cot, e em Cahors, ele é chamado de Auxerrois.
Há quem afirma que o nome de “Malbec” vem do sobrenome de um avicultor húngaro, que disseminou a cepa na França e, daí, para outras regiões europeias. Chegou a nossas latitudes na metade do século XIX, com o agrônomo francês Michel Aime Pouget que, junto com outros imigrantes europeus, fundaram a vitivinicultura argentina com as variedades que traziam de seus países natais.
Vindo do sudeste da França, é a variedade tinta que melhor se adaptou ao solo argentino, dando vinhos excepcionais. De aromas intensos, cor púrpura sumamente concentrada, e sabor agradável. Sem dúvida, a Argentina produz os melhores exemplares de Malbec do mundo.
Elaborados com tintos leves e jovens, com frescos aromas frutados, ou com tintos encorpados, com grande capacidade de guarda, onde sobressaem os aromas de frutas vermelhas cozidas; são cultivados em todas as áreas vitivinícolas de Luján de Cuyo e Maipú. Com o Malbec como estandarte e variedade emblemática, a Argentina consegue um crescimento importante no mercado internacional e ganha um espaço entre os melhores vinhos do mundo.


 

HOME - NOS - ADEGA - VINHOS - MALBEC - IMPRENSA - EXTRAS - CONTATO